Objetivo(s)
·
Observar
e discutir características dos sólidos geométricos
·
Explorar
a representação plana de objetos tridimensionais
Conteúdo(s)
·
Características
dos corpos geométricos
·
Vocabulário
específico da área de espaço e forma
·
Relações
entre faces de polígonos (figuras bidimensionais planas), poliedros (sólidos
geométricos de faces planas) e corpos redondos (sólidos curvos ou que combinam
planos e curvas)
Material necessário
Conjunto de sólidos geométricos
variados (esferas, cubos, pirâmides, cones etc.) e figuras tridimensionais
planificadas em papel.
Desenvolvimento
1ª etapa
Comece
a atividade com um jogo de adivinhação. Disponha um conjunto de sólidos
geométricos em uma mesa no centro da sala de aula. Peça que um aluno escolha
secretamente um dos sólidos. O restante da turma deve tentar descobrir a figura
selecionada fazendo perguntas que tenham "sim" ou "não"
como resposta. Aquele que adivinhar o sólido será o próximo a escolher. Para
sofisticar a atividade, não permita que seja utilizado o nome dos corpos
geométricos, estimulando a utilização de descrições dos sólidos e do
vocabulário específico da área de espaço e forma. Assim, em vez de perguntar
"É a esfera?", os alunos teriam que de indagar: "É um corpo
redondo? Tem arestas? Possui faces planas?" E assim por diante.
2ª etapa
A sequência prossegue com um segundo jogo: separe os alunos em grupos e entregue
a eles um conjunto de sólidos geométricos. Uma equipe deve usar os sólidos para
construir uma figura (uma torre usando dois cubos e uma pirâmide no topo, por
exemplo), ditando aos outros grupos a forma como os sólidos estão posicionados.
Os outros grupos, que não devem ver a montagem, tentam imitar a construção
descrita - aquele que construir uma figura semelhante à original será o próximo
a ditar. Novamente, para incentivar o uso do vocabulário específico, pode-se
pedir para a garotada dizer "peguem a figura de seis faces
idênticas", em vez de "peguem o cubo", por exemplo.
3ª etapa
Um
terceiro jogo explora a relação entre bi e tridimensionalidade. Leve diferentes
planificações de poliedros e corpos redondos, como o cone e o cilindro. Algumas
devem apenas se assemelhar às reais, mas não podem permitir a montagem dos
sólidos. Por exemplo, no caso do cubo, leve várias planificações que
possibilitem a montagem do cubo e outra figura formada por seis quadrados -
que, embora semelhante, não "fecha", ou seja, não dê origem ao cubo
quando montado. Os alunos devem analisar as planificações e selecionar quais
permitem a construção do sólido.
Avaliação
Observe o desempenho dos alunos ao
longo dos jogos, prestando especial atenção na correta identificação das
características de cada grupo de figuras (veja se percebem as diferenças entre
polígonos, poliedros e corpos redondos) e no uso do vocabulário da área.
Especialmente nas primeiras atividades, a intervenção do professor é essencial
para mostrar diferentes maneiras de descrever uma figura geométrica sem
necessariamente precisar chamá-la pelo nome.
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