terça-feira, 23 de agosto de 2016

Atividades de Simetria

Objetivo Geral:

            O objetivo geral é a compreensão do conceito de simetria e seus tipos.

Objetivos Específicos:

  • Conceitualizar o que é simetria;
  • Diferenciar figuras assimétricas e simétricas;
  • Encontrar o eixo de simetria;
  • Identificar qual o tipo de simetria;
  • Qualificar as simetrias;
  • Verificar se as figuras geométricas pavimentam o plano;

Procedimentos:

            Está atividade foi baseada na aula experimental do professor Edson Thó Rodrigues que explicou conceitos de geometria simetria à sua turma com o auxílio de espelhos. Neste sentido, dividiremos a turma em cinco grupos e entregaremos um espelho plano para cada grupo juntamente a algumas figuras planas geométricas com uma linha pontilhada e orientaremos os alunos a colocarem o espelho em cima dessa. O intuito dessa atividade é que os alunos reconheçam uma figura simétrica ou assimétrica e com a experiências deles conceitualizem o que é o eixo de simetria.
            Em sequência, distribuiremos várias figuras da nossa realidade como rostos, frutas, animais entre outros para que os alunos encontrem, caso exista, um eixo de simetria e o que acontece com determinadas imagens quando postas em frente ao espelho, como um relógio, “será que a hora permanece a mesma ou tem uma mudança?”, pode ser um possível questionamento do professor.
            Entregando um segundo espelho plano aos grupos, pediremos aos alunos que coloquem o segundo espelho paralelo ao primeiro e coloquem um objeto entre eles e questionaremos sobre o que acontece. Substituindo os objetos por palavras e letras questionaremos novamente sobre o que acontece e se todas as palavras permanecem na mesma posição.
            Mudando o posicionamento dos espelhos que estão em paralelos para uma posição similar ao um livro, pediremos aos alunos que coloquem objetos para que visualizem e expressem o que está acontecendo. Pediremos que mudem o ângulo do livro de espelhos, abrindo-o ou fechando-o, e visualizem o que acontece, verificando com objetos e figuras geométricas.
            Na última atividade, entregaremos um terceiro espelho para cada grupo e pediremos que coloquem esse perpendicular ao livro de espelhos propondo que observem as imagens formadas e tentassem compreender o que é necessário para pavimentar uma superfície plana, sem deixar espaços vazios e sobreposições. Feito as observações, os grupos socializarão suas descobertas com os demais para uma sistematização de todos os conceitos aprendidos.

           




Referências:


MEIRELLES, Elisa. Análise de simetrias com espelhos. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/analise-simetrias-espelhos-677972.shtml?page=2> Acessado em: 08 mar. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário