Objetivo Geral:
O objetivo
geral é a compreensão do conceito de simetria e seus tipos.
Objetivos Específicos:
- Conceitualizar
o que é simetria;
- Diferenciar
figuras assimétricas e simétricas;
- Encontrar
o eixo de simetria;
- Identificar
qual o tipo de simetria;
- Qualificar
as simetrias;
- Verificar
se as figuras geométricas pavimentam o plano;
Procedimentos:
Está atividade foi
baseada na aula experimental do professor Edson Thó Rodrigues que explicou
conceitos de geometria simetria à sua turma com o auxílio de espelhos. Neste
sentido, dividiremos a turma em cinco grupos e entregaremos um espelho plano
para cada grupo juntamente a algumas figuras planas geométricas com uma linha
pontilhada e orientaremos os alunos a colocarem o espelho em cima dessa. O
intuito dessa atividade é que os alunos reconheçam uma figura simétrica ou
assimétrica e com a experiências deles conceitualizem o que é o eixo de
simetria.
Em sequência, distribuiremos várias
figuras da nossa realidade como rostos, frutas, animais entre outros para que
os alunos encontrem, caso exista, um eixo de simetria e o que acontece com
determinadas imagens quando postas em frente ao espelho, como um relógio, “será
que a hora permanece a mesma ou tem uma mudança?”, pode ser um possível
questionamento do professor.
Entregando um segundo espelho plano
aos grupos, pediremos aos alunos que coloquem o segundo espelho paralelo ao
primeiro e coloquem um objeto entre eles e questionaremos sobre o que acontece.
Substituindo os objetos por palavras e letras questionaremos novamente sobre o
que acontece e se todas as palavras permanecem na mesma posição.
Mudando o posicionamento dos
espelhos que estão em paralelos para uma posição similar ao um livro, pediremos
aos alunos que coloquem objetos para que visualizem e expressem o que está
acontecendo. Pediremos que mudem o ângulo do livro de espelhos, abrindo-o ou
fechando-o, e visualizem o que acontece, verificando com objetos e figuras
geométricas.
Na última atividade, entregaremos um
terceiro espelho para cada grupo e pediremos que coloquem esse perpendicular ao
livro de espelhos propondo que observem as imagens formadas e tentassem
compreender o que é necessário para pavimentar uma superfície plana, sem deixar
espaços vazios e sobreposições. Feito as observações, os grupos socializarão
suas descobertas com os demais para uma sistematização de todos os conceitos
aprendidos.
Referências:
MEIRELLES,
Elisa. Análise de simetrias com espelhos. Disponível em:
<http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/analise-simetrias-espelhos-677972.shtml?page=2>
Acessado em: 08 mar. 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário